Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PT - O partido que se reinventa

06.09.2011| 01:30
Luizianne Lins - Jornalista e prefeita de Fortaleza
luiziannelins@bol.com.br


Neste fim de semana, participei do 4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores em Brasília. Momento privilegiado do PT fazer o bom debate acerca da construção e organização partidária, bem como resolução sobre tática e política de alianças para 2012. O Congresso deixou clara a força e vitalidade do PT nos seus 31 anos de fundação.

A diversidade da composição dos(as) delegados presentes já anunciava a riqueza política dos debates que lá aconteceram. Jovens, mulheres, idosos, negros, sindicalistas, estudantes, intelectuais, parlamentares, prefeitos, governadores e ministros participando de resoluções históricas. Com respeito e solidariedade, os grupos internos do PT trataram as divergências em altíssimo nível e as resoluções darão uma virada num partido que, a cada dia, é capaz de se reinventar.


O PT, que foi o primeiro partido a implementar o mínimo de 30% de mulheres nas direções partidárias e chapas eleitorais, inova com a paridade na participação das mulheres! A partir de agora, metade das direções partidárias, delegações, comissões e cargos será constituída por mulheres. Conquista daquelas que, desde a fundação do PT no início da década de 80, são responsáveis conjuntamente pelas conquistas e lutas que marcaram o cenário político brasileiro.

Outro avanço importante foi a renovação do partido, que será implementada pela resolução que determinou que jovens com até 30 anos deverão ser, no mínimo, 20% dos dirigentes partidários. O mesmo em relação aos negros. Uma forma de compensar a exclusão histórica da vida política sofrida por estes setores sociais.

Também foi definida a limitação de até três mandatos parlamentares no mesmo nível a partir de  2014, como uma forma também de renovar as representações partidárias.


Como o único partido que me filiei e permaneço filiada há 21 anos, me sinto feliz por saber que, mesmo com todas as tentativas da direita política de acabar com o PT, o partido está mais forte do que nunca e com uma imensa capacidade de se reinventar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário