Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

0/9/2011 

 ICC realiza 4º Seminário Rede de Cidades pela Defesa dos Direitos da Infância 

 
Com o objetivo de discutir questões relacionadas ao fortalecimento do Sistema de Garantia de Direito de Criança e Adolescente (SGDCA), o Instituto Camargo Corrêa reuniu, entre os dias 21 e 24 de setembro, em Guararema (SP), representantes de 15 municípios de nove estados brasileiros no Seminário Rede de Cidades pela Defesa dos Direitos da Infância. O evento reuniu aproximadamente 300 participantes dos municípios: Abre Campo (MG), Altamira (PA), Apiaí (SP), Bodoquena (MS), Cabo de Santo Agostinho (PE), Cristalina (GO), Fortaleza (CE), Ijaci (MG), Ipojuca (PE), Jacareí (SP), Juruti (PA), Pedro Leopoldo (MG), Porto Velho (RO), Santana do Paraíso (MG) e São Luis (MA).

Entre os presentes estavam representantes dos Conselhos de Desenvolvimento Comunitário (CDCs) dos municípios e demais participantes do programa Infância Ideal, iniciativa do Instituto Camargo Corrêa em parceria com a InterCement e a construtora Camargo Corrêa que busca contribuir para a proteção dos direitos da infância nos municípios onde o Grupo Camargo Corrêa está presente. Francisco Azevedo, diretor executivo do Instituto Camargo Corrêa, explica que o objetivo do evento é contribuir para que cada vez mais ações e políticas públicas sejam implantadas para garantir a proteção das crianças e adolescentes.

Foi a primeira vez que Genésio Pinto de Oliveira, presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Altamira (PA), participou do evento e considerou as atividades bem produtivas. “O seminário proporcionou espaços de socialização, partilha e fortalecimento dos serviços do SGDCA que estamos envolvidos”, explicou. O evento também deixou os membros do  CDC de Pedro Leopoldo (MG) empolgadíssimos e focados nos objetivos para melhorar os resultados ligados à proteção da criança e do adolescente na cidade, garante Maurício Anacleto de Queiroz, gerente industrial da InterCement de Pedro Leopoldo e de Santana do Paraíso (MG).

Durante o evento, as palestras e reuniões temáticas discutiram projetos e políticas públicas relacionados à gravidez na adolescência; enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes e educação infantil. Em uma das palestras, Thelma Oliveira, coordenadora do Programa de Implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), fez uma ampla apresentação sobre as políticas públicas para a infância e adolescência, os grandes desafios para enfrentar os problemas sociais nesta área, e a importância dos municípios realizarem os vários planos municipais relativos a estas políticas.

Outra atividade foi dedicada à apresentação do Redeca, um software desenvolvido pela Fundação Telefónica que se propõe a facilitar as políticas públicas municipais. A ferramenta registra o histórico de atendimento de cada criança, das famílias, se ela já passou por uma ONG, uma UBS, conselho tutelar, como foi, etc.. O sistema fortalece as redes de proteção à criança e ao adolescente. Talita Montiel, analista de projetos da Fundação, ministrou uma palestra sobre a ferramenta. Segundo ela, os problemas que os participantes do Seminário apontaram são os mesmos que a Fundação tinha antes de implementar o sistema. Agora, Talita acredita que o ICC e a Fundação Telefônica podem partir para um segundo passo, e pensar em estratégias juntos.

Além dessas discussões temáticas, no dia 22, o coordenador executivo da Oficina de Imagens, Adriano Guerra, fez uma palestra sobre como os boletins que estão sendo produzidos pelos Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs) são uma forma de mobilização social. A publicação dos boletins é fruto de uma parceria entre o Instituto Camargo Corrêa e a Oficina de Imagens, que está capacitando os CDCs a produziram seus informativos (Leia mais). Durante o seminário em Guararema, os participantes participaram de uma oficina extra e como lição de casa, para registrar as discussões, os quinze municípios participantes do evento estão fazendo uma edição especial sobre o próprio Seminário. A previsão é que esta edição seja lançada em outubro.


Imprimir

Nenhum comentário:

Postar um comentário