Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Prezado Nonato Albuquerque,

Sou Daniel Fonsêca, jornalista, 30 anos. Há muito tempo dialogamos, e, embora não tenhamos caminhos tão convergentes, guardo respeito pela sua conduta profissional, sobretudo no rádio. Pelas minhas condições e pela situação da cidade no momento, não tenho tempo para escrever uma mensagem muito longa.

Em resumo, digo o seguinte: muitos pontos da matéria realizada pelo Barra Pesada, apresentado por você na TV Jangadeiro, foram evidentemente distorcidos, dentre os quais:

1) NÃO É VERDADE QUE OS MANIFESTANTES TENTAMOS INVADIR O SUPERMERCADO FRANGOLÂNDIA. PELO CONTRÁRIO: AO PERMITIR QUE FÔSSEMOS ACOLHIDOS LÁ, APÓS PERSEGUIÇÃO, A GUARDA MUNICIPAL FORÇOU A ENTRADA PARA DETER OUTROS MANIFESTANTES, ALEATORIAMENTE, SEM QUALQUER JUSTIFICATIVA;

2) NÃO É VERDADE QUE O VEÍCULO BRANCO TENTOU ATROPELAR OS GUARDAS MUNICIPAIS, MAS O INVERSO: AO ENTRAR NO CARRO, O MANIFESTANTE TEVE O CARRO ATINGIDO POR GUARDAS E, AO CONSEGUIR TIRAR O CARRO, AINDA PAROU O VEÍCULO EM FRENTE ÀS EQUIPES DE REPORTAGEM COM A INTENÇÃO DE MOSTRAR AVARIAS QUE FORAM FEITAS. AO FINAL, O AUTOMÓVEL FOI CLARAMENTE DANIFICADO PELOS GUARDAS;

3) EM NENHUM MOMENTO OS ATAQUES DA GUARDA MUNICIPAL FORAM DEVIDO A QUALQUER 'ATAQUE' OU A QUALQUER 'EXALTAÇÃO' POR PARTE DOS MANIFESTANTES, SOBRETUDO NOS MOMENTOS EM QUE A GUARDA PRETENSAMENTE 'ADMINISTRAVA' OS CONFLITOS ENQUANTO A EQUIPE PUNHA ABAIXO MAIS DE 20 (VINTE) ÁRVORES DO PARQUE DO COCÓ.

4) A MINHA MÃE ( Cristina Fonsêca ) , DE 58 ANOS, AO TENTAR ME DEFENDER, VIU-SE ATINGIDA VÁRIAS VEZES POR SPRAY DE ESPUMA DE PIMENTA NO ROSTO E NO CORPO. ELA DEU ENTREVISTA À REPÓRTER DA TV JANGADEIRO. EU, COM CAMISETA AZUL ESCURO COM LISTRAS NO OMBRO, ESTAVA COM UMA CÂMERA SEMIPROFISSIONAL E APENAS FOTOGRAFAVA A MANIFESTAÇÃO, QUANDO FUI PERSEGUIDO POR DOIS GUARDAS MUNICIPAIS E ATINGIDO, POR UM, COM VÁRIOS GOLPES DE CASSETETES NAS COSTAS E NA REGIÃO LOMBAR E COM ESPUMA DE PIMENTA NO ROSTO.

ISSO TUDO TAMBÉM ESTÁ REGISTRADO NAS IMAGENS DA MATÉRIA FEITA PELA EQUIPE DO BARRA PESADA. APENAS DESSES FATOS E DA DETENÇÃO ARBITRÁRIA DE PELO MENOS CINCO JOVENS, A REPÓRTER NÃO SE PREOCUPOU, EM NENHUM MOMENTO, EM QUESTIONAR O COMANDO DA OPERAÇÃO SOBRE AS RAZÕES DESTAS E DE OUTRAS RAZÕES.

NÃO SEI ATÉ QUE PONTO ESTAS OBSERVAÇÕES PODEM SER OU SE, AO CONTRÁRIO, JAMAIS SERÃO ÚTEIS À LINHA EDITORIAL DO PROGRAMA BARRA PESADA, MAS FICAM OS REGISTROS INDIGNADOS COM O FATO DE, MAIS UMA VEZ, A MÍDIA COMERCIAL TRAZER MUITO, MAS MUITO MAJORITARIAMENTE A VISÃO GOVERNAMENTAL DOS FATOS SOCIAIS.

ATT.

DANIEL FONSÊCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário