Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de junho de 2013

29/4/2013 

 Seminário do programa Infância Ideal reúne 200 pessoas 

 
O Infância Ideal reuniu entre nos dias 24, 25 e 26 de abril aproximadamente 200 pessoas das 18 cidades, em 9 Estados, onde o programa atua em parceria com a Construtora Camargo Corrêa e a InterCement no 5º Seminário Rede de Cidades pela Defesa dos Direitos da Infância. O encontro, realizado em Jaboticatubas, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), gera novo impulso aos que atuam em defesa dos direitos da infância por meio de uma densa troca de experiência em palestras, debates, oficinas temáticas e atividades culturais.

Como todo seminário do Infância, esse também teve uma música-tema. Com uma letra que dialoga diretamente com as discussões e ainda de autoria mineira, Estado que recebeu o seminário pela segunda vez, “Bola de meia, bola de gude”, de Fernando Brant e Milton Nascimento, foi a escolhida deste encontro (clique aqui para ouvir).

Na abertura oficial do Seminário, o professor Vital Didonet abordou as políticas e programas do governo que abrangem a infância e adolescência. Didonet defendeu uma ação integrada entre os ministérios do governo e as esferas de poder para fazer valer os direitos legais das crianças, que também são cidadãos. Ele é coordenador do Plano Nacional pela Primeira Infância preparado pela Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).

“Não quero viver como toda essa gente insiste em viver. E não posso aceitar sossegado qualquer sacanagem ser coisa normal”.

Para dar início ao segundo dia, a cientista Suzana Herculano-Houzel falou sobre o desenvolvimento infantil do ponto de vista da neurociência. Suzana explicou a importância do carinho, em especial da família, para que a criança se torne um adulto que reage bem diante dos problemas. E o quanto as atitudes dos pais com os filhos podem ser replicadas quando estes forem adultos, aqui se incluem as violências físicas, verbais e as noções de respeito ao próximo.

“Há um passado no meu presente. Um sol bem quente lá no meu quintal.”

Com a expansão do programa, a maior parte dos presentes participava pela primeira vez do Seminário, como a assistente social do judiciário de Abre Campo (MG), Cristiane Paiva. Questionada sobre a experiência, ela abriu um sorriso e foi direta: “Espero poder participar sempre”!

Participantes

Municípios: Abre Campo (MG), Alcântara (MA), Altamira (PA), Apiaí (SP), Cabo de Santo Agostinho (PE), Cristalina (GO), Cubatão (SP), Fortaleza (CE), Ibirité (MG), Ijaci (PE), Ipojuca (PE), Itaoca (SP), Juruti (PA), Pedro Leopoldo (MG), Porto Velho (MG), Santa Helena de Goiás (GO), Santana do Paraíso (MG) e São Luis (MA).

Parceiros operadores: Instituto Fonte, ONG Novas Alianças, Mudança de Cena, Terra dos Homens, Associação Brasileira de Magistrados e Promotores (ABMP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário