Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Conselheiros Tutelares e dos direitos da Infância participam do XXIV Congresso Nacional da ABMP.

18/5/2012 

 Conselheiros tutelares e dos direitos da infância participam do 24º Congresso Nacional da ABMP 

 
O município de Natal (RN) está sediando a 24ª edição do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP). Este ano, o encontro tem como tema "Justiça em rede: articulação e ação sistêmica para a garantia efetiva de direitos de crianças e adolescentes e seu atendimento adequado". O evento, que começou na quarta-feira, termina hoje.

O Instituto Camargo Corrêa, por meio do programa Infância Ideal leva, pela terceira vez, conselheiros representantes de todos os Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs), grupos formados por organizações sociais e órgãos de governo nos municípios em que o ICC está presente com o programa Infância Ideal. “É um momento deles se renovarem, de troca de experiência”, ressaltou Ariane Duarte, analista do programa do Instituto. Cada um dos CDCs é representado por um conselheiro tutelar e um conselheiro municipal dos direitos da criança e do adolescente. Neste ano, com a presença do programa em mais municípios, participam das discussões 32 conselheiros. Em 2010, no encontro anterior, o ICC levou 20 conselheiros.

Realizado a cada dois anos, o congresso é um momento muito relevante para os que atuam com os direitos da infância e adolescência, pois reúne todos os promotores dessa área do país. “Temos uma percepção bem clara de como os juízes e promotores estão entendo cada tema, além de poder discutir assuntos novos, em processos polêmicos, com promotores, que encontramos na plateia, com pessoas que decidem sobre essas questões”, contou o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Pedro Leopoldo (MG), Roberto Dinelli.

Além de palestras, o encontro deste ano contou com oficinas e apresentação de teses. O conselheiro tutelar de Fortaleza Aurélio Araújo participou, dentre outras, de uma oficina sobre o Direito à Convivência Familiar Comunitária com mães detentas, em que foi abordada uma situação muito parecida com a do bairro Barra do Ceará, onde o Infância Ideal atua no município. “A gente vai ter muito o que aproveitar dessa discussão nas nossas ações”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário