Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

14/1/2013 

 Projeto Barra do Ceará realiza ações educativas com 500 adolescentes 

 
Foram quase 800 pessoas envolvidas no enfrentamento da vulnerabilidade à exploração sexual de jovens moradores do bairro Barra do Ceará, em Fortaleza (CE), na recém-concluída primeira fase do programa Grandes Obras pela Infância, realizado durante o ano de 2012. Deste total, 532 são adolescentes que participaram de atividades educativas e 133 são profissionais orientados em oficinas realizadas pelos 26 facilitadores. O Grandes Obras é realizado pela Instituto Camargo Corrêa, Construtora Camargo Corrêa e Instituto Aliança. Na região da ação, a Construtora é responsável pelo Vila do Mar, projeto da Prefeitura Municipal para urbanizar bairros da orla da capital cearense.

As atividades realizadas dentro da ação Barra do Ceará visaram fortalecer o trabalho em rede entre as instituições e programas atuantes na região nas áreas da infância, educação, saúde e assistência social. Outro objetivo era complementar a formação dos profissionais dessas instituições e aplicar atividades educativas com os jovens, a comunidade e os profissionais do Grupo Camargo Corrêa. Foram trabalhados temas como adolescência, sexualidade, violência sexual, exploração sexual, direitos sexuais e reprodutivos, promoção da saúde e projeto de vida.

De acordo com a coordenadora geral do projeto no Instituto Aliança, Márcia Campos, com o Barra do Ceará "as instituições passaram a planejar juntos as estratégias e ações e a atuar juntos". Ela cita como exemplo a integração entre profissionais da Educação e da Saúde, a Saúde com a Assistência e desta com a Justiça. "Ainda nesta linha, as reuniões do Plano Operativo Local (POL) do bairro, que faz parte da estratégia do Programa Nacional e Enfrentamento da Violência Sexual, passaram a ser frequentadas regularmente pelos profissionais que participaram da formação do projeto, melhorando a efetividade do plano”, comenta Márcia.

A falta dessa integração foi, aliás, um dos pontos enfatizados pelo Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC) quando solicitou ao ICC a implantação do projeto na Barra do Ceará. Márcia conta que, antes, os profissionais tinham dúvidas sobre para quem encaminhar os casos e agora sabem não só quem deve atender esses jovens, como podem  acompanhar o atendimento.

Os resultados foram apresentados em dezembro, dia 11, no Painel de Ações e Aprendizados do Projeto Barra do Ceará, no Auditório do Distrito de Educação da Secretaria Executiva Regional. Na ocasião, profissionais e adolescentes das 15 instituições e programas que participaram do projeto também declararam as mudanças sentidas.

Parceiros
Prefeitura de Fortaleza, por meio da coordenação do Projeto Vila do Mar e das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, e Direitos Humanos, além do Conselho Tutelar, do CAOPIJ e de ONG atuantes na Barra do Ceará. O Instituto Aliança é o parceiro técnico das ações.


Publicado em;
http://www.institutocamargocorrea.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário