Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Conselheiros atendem na Cidade da Criança


Em protesto, conselheiros atendem na Cidade da Criança

Os conselheiros vão realizar atendimentos na Cidade da Criança até amanhã. O motivo, segundo eles, é a estrutura precária de trabalho e o atendimento que se arrasta há anos. Secretário diz "estranhar" manifestação
notícia 0 comentários
SARA MAIA
Conselheiros fizeram atendimento na Cidade da Criança, no Centro. Servidores reclamam de precarização no trabalho
Compartilhar

Problemas estruturais nos conselhos tutelares de Fortaleza levaram servidores a saírem de suas salas e realizarem uma manifestação durante toda esta semana. Até amanhã, os atendimentos estão ocorrendo na Cidade da Criança, no Centro, com o objetivo de chamar a atenção da Prefeitura para as dificuldades enfrentadas pelas sedes.

Por lei, cada conselho tutelar é formado por cinco membros, que acompanham crianças e adolescentes e decidem sobre medidas de proteção para os casos encaminhados.

As dificuldades são demandas antigas que se agravaram nos últimos anos. Valdecir Paiva, conselheiro da Secretaria Regional V, relata que os seis conselhos da Capital têm diversos problemas. “Faltam os itens básicos pra gente trabalhar: papel ofício, telefone, ar condicionado”, denuncia.

Conceição Moreira diz que “o pior conselho” é o da Regional II. “Na minha sala, por exemplo, o telhado está quase desabando”, diz. Conselheira da Regional VI, Nina Carvalho conta que, além das dificuldades estruturais, a falta de segurança dificulta o trabalho de quem trabalha no local. “A gente se relaciona diretamente com conflitos e precisa desse aparato”, reivindica.

Uma das funções dos conselheiros tutelares é realizar o encaminhamento de crianças e adolescentes que precisam de acolhimento para locais que realizam esse trabalho. A atividade, segundo Valdecir, é prejudicada pela infraestrutura dos locais que funcionam como retaguarda dos conselhos tutelares, que são as casas de acolhimento. “Tem lugar onde as crianças dormem no chão”, afirma. A melhoria na estrutura desses locais é uma das reivindicações dos conselheiros, segundo Valdecir.

Reunião
Para o titular da Secretaria dos Direitos Humanos (SDH), Karlo Kardoso, a atitude dos funcionários é “estranha”. “Ainda ontem tivemos uma reunião, puxada pelo gabinete da primeira-dama (Carol Bezerra), mas esses conselheiros que estão atendendo na Cidade da Criança se recusaram a participar”, acusa.

Em janeiro do ano passado, quando Kardoso assumiu a pasta municipal de direitos humanos, a situação era de “caos”, segundo o secretário. “Os conselhos recebem, mensalmente, material para limpeza e para o trabalho diário. Não existe motivo algum para esse tipo de manifestação”, pontua.

Uma das melhorias que estão sendo realizadas, registra o secretário, será no conselho da Regional II. Atualmente, o local fica instalado em uma casa alugada, mas será transferido para um novo endereço, na rua Paz, bairro Mucuripe.

Fonte: Jornal O Povo -www.opovo.com.br

Serviço
Veja endereços e telefones dos conselhos tutelares de Fortaleza:
http://migre.me/hJthR

Nenhum comentário:

Postar um comentário