Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Os avanços do governo do PT em Fortaleza

Os avanços do governo do PT em Fortaleza

29/Ago/2011

Refletir e entender o sentido real de tudo que estamos construindo em Fortaleza deve ser um exercício permanente dos lutadores sociais no governo.
Comentar >> Somos um governo diferente, cujo patamar inicial abarca a participação popular, a inversão de prioridades e a garantia de políticas sociais para os trabalhadores e as trabalhadoras.

Na Habitação, temos o maior programa da história da cidade com recursos na ordem de 640 milhões de reais. As ações constituídas a partir da concepção integral do direito à moradia digna nos fez entregar 4.449 unidades habitacionais de qualidade e estar produzindo mais 5200 UH, ter mais de 2839 melhorias realizadas e outras 5920 em execução até 2012 e efetivar mais de 28.000 processos de regularização fundiária, o chamado papel da casa e são a demonstração da força desta decisão política.

Garantir o direito à habitação significa trabalhar territórios, agregando outras políticas sociais e pensando a sustentabilidade ambiental, sanitária e sócio-econômica das famílias. A idealização do Projeto Vila do Mar, por exemplo, compreende profundamente este desafio com os seus R$ 52 milhões de investimentos só em habitação, requalificando 5,5km da orla da Barra do Ceará, devolvendo para o povo fortalezense um dos mais belos cartões postais da cidade.

A Saúde e a Educação são desafios em todo o país, aqui em Fortaleza decidimos torná-las prioridade absoluta, os recursos das duas áreas somadas chegam próximo a 55% dos recursos municipais. Passamos a cobertura do PSF de 15% para 44%, realizando concurso, ampliando equipes e abrimos 164 cadeiras odontológicas, possibilitando, pela primeira vez, saúde bucal para o povo. Foram abertos 39 postos no terceiro turno (até 21h) e 24 unidades de saúde nos finais de semana, a construção de 11 Centros de Atendimento Psicossocial, a reforma do IJF e a contratação de 5 mil novos profissionais de saúde.

Na Educação, Fortaleza tem a terceira maior rede pública do país, um desafio do tamanho das suas 236.000 crianças matriculadas, do fardamento escolar universalizado, das 5 refeições-diárias. Reformamos 239 escolas, ampliamos 48 unidades, construímos mais 31 e compramos outras 49. Isso sim é prioridade real: 900 novas salas de aula.

São decisões políticas que produzem este cenário, que confronta o ideário neoliberal de privatização e diminuição dos recursos para políticas sociais, que amplia, ao invés de reduzir, a máquina pública e colocava para o Estado, e não o mercado, a solução das necessidades básicas do cidadão. Que tem lado, que tem opção, que se coloca ao lado do povo, da cidadania, dos(as) trabalhadores(as).

O governo popular e democrático, que tem a companheira Luizianne Lins como prefeita e, como principal força partidária, o PT, é uma conquista histórica da classe trabalhadora, uma vitória do povo da nossa cidade. A defesa deste projeto edificador de uma consciência política libertadora e de disputa ideológica na sociedade não é patrimônio exclusivo daqueles que fazem o governo, é fruto do anseio de gerações de lutadores sociais.

Viva a nossa luta e para avançar é preciso afirmar o nosso projeto, o nosso governo e as nossas conquistas. Viva, sempre e sempre, a luta do nosso povo.

Roberto Gomes

Presidente da HABITAFOR e Direção Municipal do PT-Fortaleza

http://robertogomespt.tumblr.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário